Postagens populares

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ESCOLA MACHADO DE ASSIS - BAIRRO JOÃO PESSOA

A história desta Unidade Escolar está associada aos idos dos anos 20, quando surgiu em Itapocuzinho II, como era conhecida o atual bairro João Pessoa, uma sociedade Escolar Particular organizada nos moldes do associativismo europeu. Inclusive o sr Emílio da Silva, atualmente patrono do Museu Municipal foi professor, nesta Sociedade Escolar.
A família do Sr Germano Sacht, em 13 de agosto de 1931 doou um terreno com 10.000 m2, para no local edificar um prédio escolar, cuja primeira construção foi de padrão arquitetônico enxaimel.
Com o advento da Campanha da Nacionalização, na Era Vargas, a Sociedade Escolar foi encerrada pela força das leis. Em seguida foi entregue ao Governo Municipal na data de 05 de maio de 1945, o pratmônio social da antiga escola. Inclusive o prédio escolar foi substituido por uma nova edificação, de alvenaria e reboco. O estabelecimento de ensino passou a fazer parte da Rede Municipal de Ensino e a escola passou a chamar-se Machado de Assis, em homenagem póstuma, ao poeta e escritor afro-brasileiro.
Apesar da comunidade ter resintido-se pelo processo de marginalização - fechamento da Escola Alemã - que sofreu pelas autoridades federais, estaduais e municipais, a mesma aceitou nos termos de lei, o nome de Machado de Assis, para Patrono da Unidade Escolar, por tratar-se de um escritor de prestígio, no mundo das artes literárias. Isto revela o dinamismo e a visão ampla e sábia, dos líderes comunitários, ana época. Ao estamparem o nome do escritor Machado de Assis, na fachada da Escola Nacional mostraram a força e a luta pela cultura da paz, visto que o mundo e o Brasil atravessavam uma violenta crise, associada à Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, a Unidade Escolar representa uma instituição aglutinadora, um centro gerador de educação popular, respaldada na Proposta Curricular, do Sistema de Ensino Municipal, com o compromisso sério de todos os educadores, na formação de cidadãos com ampla visão de Mundo, Sociedade, Homem e Cultura.
Hoje, o passado amargo da Unidade Escolar representa uma página virada da história, cuja nova história vem sendo construída, por meio de pluralidades de práticas pedagógicas, com perspectivas de formar crianças e jovens muito atuantes e críticos.
Com a finalidade de ilustrar a atual história da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Machado de Assis", neste inicio do terceiro milênio, nada mais que justo e coerente, explorar o contexto da trajetória de vida do poeta e escritor Machado de Assis, um orgulho para todos nós brasileiros.

Outras informações associadas à Unidade Escolar:

A Sociedade Escolar Itapocuzinho II oficilizou em 21 de junho de 1985, a doação do terreno para a Rede Municipal de Educação de Jaraguá do Sul. Criou-se o Pré-Escolar "Castelinho da Criança" em 28 de novembro de 1985.

Em 1986, a Escola Municipal "Machado de Assis" foi transferida, para um terreno próprio, cujo local foi edificado um novo prédio com duas salas de aula, cozinha e secretaria. Em 2 de fevereiro de 1993 iniciou o funcionamento de 1ª a 8ª série, transformou-se em Escola Municipal de Ensino Fundamental "Machado de Assis".

2 comentários:

Janete Bomfim disse...

Oi Ademir, Gostei de ler sua postagem referente a escola em que trabalho. Vai nos servir para estudo e pesquisa com as turmas da escola e com mais ênfase no 3º e 4º anos. Precisamos de pessoas como você que amam a história e explorar o passado e assim nos oportunizando o conhecimento.
Valeu!!
Janete Rosá

Janete Bomfim disse...

Oi Ademir, Gostei de ler sua postagem referente a escola em que trabalho. Vai nos servir para estudo e pesquisa com as turmas da escola e com mais ênfase no 3º e 4º anos. Precisamos de pessoas como você que amam a história e explorar o passado e assim nos oportunizando o conhecimento.
Valeu!!
Janete Rosá