Postagens populares

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

História e Cultura dos Afro-descendentes no Vale do Itapocu



História e Cultura dos Afro-descendentes no Vale do Itapocu

Secretaria de Desenvolvimento Regional, local de reuniões para discutir ações concretas, visando viablizar políticas públicas regional sobre a Lei 10.639.

O presente blog é um instrumento que tem a finalidade de visualizar a cultura dos antepassados e a luta atual do povo afro-descendente, pela preservação do seu legado cultural, no Vale do Itapocu.
O Vale do Itapocu é um dos berços dos afro-descendentes, que desde os primórdios do século XVI, quando chegou ao Sul do Brasil, a imigração lusa e no século XVIII a imigração açoriana. Esta etnia tornou-se força de trabalho significativa e os pilares, para enriquecimento de lusos e açorianos.
A Lei Federal nº 10.639,de 09 de fevereiro de 2003, que traz na sua essência a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos afros-descendentes, no Currículo Escolar, em todas as redes de ensino público e privado. O desafio é fazer valer este direito, por meio de amplas mobilizações e discussões nas salas de aulas.
Este blog surgiu das angústias pedagógicas em sala de aula e da necessidade de registro de memória e história do povo afro no Vale do Itapocu. A intenção deste blog, também é de revelar a contribuição sócio-econômica e histórico-cultural, dos afro-descendentes, cuja história e a geografia passa ter importância, embora tardia, mas com significados marcantes em relação ao passado, presente e futuro do povo afro.
Portanto, a trajetória de vida desse povo merece respeito e consideração pelo que eles representaram e continuam representando para a sociedade brasileira.
Trabalhar a trajetória da presença dos afros-descendentes no plano multi-étnico e pluricultural, no contexto pedagógico das unidades escolares, das redes de ensino, significa iniciar um novo olhar sobre a invisibilidade desta história.
Outro desafio é superar o passado, por meio da sensibilização e de mudanças de postura do entendimento histórico em relação ao afro, que é um povo de ricas memórias e contribuições para o progresso e desenvolvimento de todo o Vale do Itapocu.
Finalizando, o blog representa um dos mais eficiente meios usados na expressão virtual do pensamento, portanto aberto a todos que buscam construir uma sociedade fundamentada nos valores da vida e no respeito às diferenças culturais dos povos, dos cincos continentes.

Ademir Pfiffer
Professor História - Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)
Historiador e pesquisador _ Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel"



Na foto digital professores (as) reunidos: Ivone Tafarrel, Hildo Artur Hatsbach (Schröder), Celita Paterno (Corupá)e Terezinha Rodrigues(SDR/GECT) .

Nenhum comentário: