Postagens populares

domingo, 28 de outubro de 2007

Joaquim Francisco de Paulo, um afro-descendente respeitado e venerado pelo povo jaraguaense

Kelly Erdmann, repórter jornalísta Jornal Correio do Povo realizando pauta em 24 de outubro, na sede da Armalwee, cuja matéria foi publicada no dia seguinte. Nesta ocasião Kelly investigou a trajetória de Joaquim Francisco de Paulo, um afro-descendente, que emprestou o seu nome, para designação de um bairro, de uma Escola Municipal e de um ribeirão, em Jaraguá do Sul há mais de um século.

No primeiro momento da matéria jornalísitca, kelly revelou o perfil de expansão econômica e os desafios sociais do bairro. Atualmente, a maior parte dos moradores que residente neste bairro, são migrantes provinientes dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e demais municípios catarinense.
Fatos ligados ao social e ao passado do bairro foram tratados de forma clara. A consistência da matéria jornalística revelou elementos históricos, como o bairro que foi colonizado por europeus valorizou um personagem afro-descendente, para Patrono.

Por último a matéria jornalística revelou a unidade da comunidade pelo social e a luta dos moradores constante pela melhoria da qualidade de vida.


Portanto, o jornalismo sério do Jornal Correio do Povo, mostra a dimensão histórica, sócio-econômica, dos bairros de nossa cidade, cumprindo a sua missão de difundir através do jornalismo, as raízes histórias da nossa gente e as tendências dos movimentos sociais, que lutam nos bairros por meio de Associações de Moradores, para reivindicar melhores condições de vida do povo trabalhador.
Com esta matéria jornalística, o afro-descendente tem visibilidade e projeção na evolução histórica, econômica e cultura de Jaraguá do Sul, por meio de um dos homens que chegou ao Vale do Itapocu, destacando-se na sociedade na épóca, pelo prestígio social e honestidade.

Nenhum comentário: