Postagens populares

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Em julho 2007, o ANJaraguá estampou noticia sobre os afros em Jaraguá do Sul

O Grupo RBS, através da Sucursal em Jaraguá do Sul, no mês de julho quando a cidade comemorou 131 anos de fundação, produziu uma boa matéria jornalística sobre os afros descendentes de nossa cidade.
Além de destacar os elementos históricos, a matéria jornalística remeteu-se ao Movimento de Consciência Negro do Vale do Itapocu (MOCONEVI), que ensaia os primeiros passos de visibilidade da instituição perante à sociedade jaraguaense.
A importância e relevância da matéria jornalística ganhou contornos sociológicos, pois oportunizou à diversos afros brasileiros, a participar da matéria. Desta forma participando vários cidadãos, a matéria foi narrada com ricos elementos do processo de misigenação com outras culturas, principalmente, a européia. Aliás, também, uma integração sócio-religiosa, quando o assunto foi o matrimônio e família, nas entrevistas.

Desde os primórdios da história de Jaraguá do Sul, os afros brasileiros participaram do processo colonizatório, na perpectiva do trabalho remunerado, visto que o território catarinense não foi palco de concentração fundiária, para o plantio da cana-de-açúcar para o mercado europeu.

Com o advento da industrialização, nos anos 60, os afros nativos e migrantes afro brasileiros, passaram a trabalhar nos diversos setores da indústria local. Isto gerou perpectiva de uma vida mais digna e o acesso, a participação nos movimentos sociais ligados às igrejas, escolas, sindicatos e partidos políticos.

Nenhum comentário: