Postagens populares

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Colonizadores disputaram as terras de Jaraguá

(Rio Itapocuzinho, fundos FAMEG, divisa dos municípios de Guaramirim e Jaraguá do Sul - foto:19/09/2007)


"Militar amigo de nobres
Uma lei provincial, de 16 de março de 1848, fixou normas para a colonização em terras catarinenses. Entre outras coisas, estabelecia que era da responsabilidade das companhias e colonizadores reunir, transportar da Europa para o Brasil, assentar e prestar assistência integral aos colonos nos primeiros dois anos da chegada às colônias, até que eles pudessem prover-se com as próprias roças. O Governo Imperial contribuiria, por quinze anos, com subsídios. O dinheiro seria entregue à empresa colonizadora, independente de sexo ou idade dos colonos.
A mesma lei proibia, em caráter definitivo, a manutenção de mão–de-obra escrava nas colônias. Assim, os imigrantes tinham, eles mesmos, que se incumbir do trabalho pesado do campo e da construção ou pagar pelo trabalho dos negros, dos caboclos ou dos compatriotas sem posses.
O fundador da cidade de Jaraguá, Emilio Carlos Jourdan, nasceu na Bélgica, em 19 de julho de 1838, abandonou a terra Natal ainda jovem e veio para o Brasil, naturalizado alistou-se voluntariamente no Corpo de Engenheiros Militares, seguindo para a Guerra do Paraguai, na qual lutou por cinco anos (...)".

http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.phpItemid=30&id=294&option=com_content&task=view

Nenhum comentário: