Postagens populares

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Rodrigo de Haro abre exposição na Galeria Municipal de Arte em Balneário Camboriú


A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através da Galeria Municipal de Arte, convida para a exposição de RODRIGO DE HARO, mosaicista, poeta e artista múltiplo catarinense, com abertura no dia 19 de outubro de 2007, sexta-feira, às 20:30 horas e com a participação do artista plástico Idésio Leal.
Rodrigo de Haro, mosaicista, poeta e artista múltiplo catarinense.
Nascido em Paris, viveu maior parte de sua vida em Florianópolis, cidade na qual fica localizado seu atelier. É filho do também artista Martinho de Haro.
Literato e dotado de grande força criativa, é uma espécie de referência segura para qualquer artista catarinense ou para quem quer fazer um estudo sério sobre a vida cultural catarinense e brasileira. Entre muitas atividades, é autor de todos os cenários do filme sobre Cruz e Sousa rodado pelo cineasta Sílvio Bach.
Rodrigo é membro da Academia de Letras de Santa Catarina e um de seus trabalhos mais vistosos orna a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Também é autor de grandes painéis em mosaico localizados no Hotel Marambaia de Balneário Camboriú e no de Cabeçudas.
Na penúltima Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, Rodrigo apresentou um enorme painel em mosaico rodeando todo o evento. Foi a única obra que ficou no local depois que a exposição acabou, por causa de sua característica de permanência.
Segundo Henrique Gougon, “o mais importante da obra de Rodrigo de Haro, no entanto, está bem preservado no carinho, na admiração e no apreço dos catarinenses e dos muitos amigos que guarda por toda parte”.
Nos últimos anos, vem dividindo seu tempo entre Florianópolis e São Paulo, emprestando seu talento não apenas às letras e às artes, mas especialmente à arte do mosaico, que tem nele um grande realizador, pelo estilo, pela força, pela surpresa de suas obras, pela extravagância do colorido e pela temática, sempre comprometida com nossa latinidade, nossa gente, nossa fé e nossa cultura.




Nenhum comentário: