Postagens populares

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Vale do Itapocu por meio das Câmaras de Vereadores homenageou em 2005 e 2006, os afros-descendentes remanescentes de Guaramirim e Jaraguá do Sul


Legislativo de Guaramirim faz homenagem aos afro-brasileiros
(23 de novembro de 2006)

A Câmara de Vereadores de Guaramirim prestou homenagem a afrodescendentes do município que prestaram e prestam relevantes serviços à valorização étnica. A iniciativa coube a vereadora Maria Lúcia da Silva Richard, por sugestão do Moconevi, para marcar o dia nacional da consciência negra, comemorado no dia 20 de novembro. O ato solene aconteceu durante sessão ordinária do Legislativo, quando foi lido projeto de Maria Lúcia instituindo em Guaramirim a Semana da Consciência Negra.
Segundo o projeto, durante a Semana da Consciência Negra, as escolas municipais realizarão atividades específicas de discussão e conscientização dos alunos, pais e professores quanto aos problemas enfrentados pela população negra e afrodescendentes, com ênfase nas conseqüências da escravidão e na formação da cidadania brasileira. Serão realizadas atividades em diversas áreas que farão parte do calendário oficial de Guaramirim.
No município, segundo o Censo 2000 do IBGE, 6,25% da população era negra (1.487 pessoas). O coordenador do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Luís Fernando Olegar, disse que o negro representa a parcela da sociedade com maior dificuldade de ascensão e que a data de 20 de novembro lembra o assassinato de Zumbi dos Palmares, herói nacional e líder da primeira comunidade democrática das Américas.
Olegar comentou que existem dificuldades para resgatar a verdadeira história da cultura afro-brasileira. “Os registros que existem são poucos e o que se conhece faz parte da tradição oral. Por isso é importante a união e o resgate da nossa história como um todo”. A vereadora Maria Lúcia, primeira mulher e negra a assumir uma cadeira na Câmara, reconheceu que muito precisa ser feito. Ela defendeu uma maior organização para preservar a memória e conservar a história dos negros. “Não podemos perder a identidade. Não podemos nos envergonhar da cor, não somos nada diferentes das outras pessoas, somos iguais, o que nos diferencia enquanto cidadão é a cor”, disse.
A vereadora registrou que planeja ampliar a pesquisa sobre a importância dos negros na sociedade guaramirense, para publicar um livro, futuramente. A Câmara homenageou cinco pessoas da comunidade, reconhecendo o trabalho e esforços pela valorização da etnia: Sandra Helena Maciel (primeira coordenadora do Moconevi), Ana Maria da Silva Venâncio, Abílio Belarmino de Borba (do Putanga), Maria da Silva Rodrigues (dona Mariquinha) e Luís Fernando Olegar.
Fonte: Jornal do Vale

(Sandra Maciel, Luís Fernando Olegario e Maria Lucia da Silva Richard- Foto:19/09/2007)


Câmara de Jaraguá do Sul homenageou o movimento negro
(28 de novembro de 2005)


Marcando o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a Semana da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, por proposição dos vereadores Jurandir Michels e Jaime Negherbon, prestou homenagem aos afro-brasileiros, representados pelo Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi).
Coube ao vereador Jurandir, em nome da Câmara, fazer a homenagem, enquanto o presidente do Moconevi, Luiz Fernando Olegar, discorreu sobre a 5a. Semana da Consciência Negra e fez um relato da história.
O Moconevi trouxe o seu grupo de dança afro para apresentação. O presidente da Câmara, Ronaldo Raulino, lembrou que a data de 20 de novembro marca nacionalmente o dia da consciência negra, "uma conquista do movimento negro brasileiro, que simboliza a resistência e determinação contra a opressão e reflexão na luta contra o racismo". A data lembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado em 1695, vítima de traição. O guerreiro negro, desde 1995, integra o panteão dos heróis da Pátria brasileira.
Em Jaraguá do Sul, os negros representam 6,26% da população, o que significa mais de 7 mil pessoas. Durante a sessão, a Câmara homenageou cidadãos pelos serviços prestados à valorização da consciência negra e, em especial, na construção do Moconevi, contribuindo para a construção da sua história.
Os homenageados foram o deputado Dionei Walter da Silva, o vereador (de Florianópolis) Márcio Pereira de Souza, a contadora Maria Terezinha Bispo, o radialista Roni de Oliveira, o sindicalista Riolando Petri e o presidente do Moconevi, Luiz Fernando Olegar.
Também se manifestou o vereador Márcio de Souza, da Capital, que elogiou a iniciativa da Câmara de Jaraguá na promoção étnica, reverenciando os negros e a sua contribuição histórica à cidade e ao país.
Fonte: Jornal do Vale

Nenhum comentário: