Postagens populares

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tributo ao Mestre Manequinha

(Dionei Walter da Silva, o Deputado Estadual que homenageou o Mestre Manequinha- 26/11/2004)


O Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) recebeu nesta quinta-feira (25/11), em sessão solene da Assembléia Legislativa, a Medalha de Mérito Cruz e Sousa. Concedida por indicação do deputado Dionei Walter da Silva (PT), a medalha é um reconhecimento a pessoas físicas ou jurídicas que no campo de suas atividades realizaram relevantes trabalhos ou se destacaram na defesa da raça negra.O coordenador do Moconevi, Luis Fernando Olegar, ficou surpreso com a homenagem. “Não esperava que, em tão pouco tempo de atuação, o Moconevi pudesse receber um prêmio tão significativo. Foi uma grande demonstração de carinho do deputado Dionei, que é um dos fundadores desse movimento”, disse. Olegar acredita que a medalha vai dar mais credibilidade ao trabalho do Moconevi, facilitando a aceitação da comunidade e mais apoio aos projetos desenvolvidos.O deputado Dionei considera o Moconevi um instrumento importante para a afirmação e a divulgação da cultura negra de Jaraguá do Sul. “Os negros estão presentes na região desde o período de colonização e jamais tiveram reconhecimento pelo papel histórico que desempenharam. Ao contrário, foram banidos para o alto dos morros e ainda hoje são vítimas de todo tipo de discriminação e exclusão social.Segundo o último censo do IBGE, cerca de 5% da população do Vale do Itapocu é negra. Mas o Moconevi não é um movimento de negros. Fundada em 5 de agosto de 2001, a entidade é aberta a todas as pessoas que se identificam com a luta contra a discriminação racial. A diretoria é composta por 20 membros e cerca de 200 pessoas freqüentam as atividades realizadas pelo movimento.Os principais eventos do Moconevi comemoram o dia 13 de maio, data da libertação dos escravos, e o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, quando o movimento realiza uma semana de conscientização. Durante todo o ano, a entidade realiza palestras em escolas, promovendo o resgate histórico cultural e o combate à discriminação racial. O Moconevi é formado por voluntários e ainda não possui uma sede.

http://www.dionei.com.br/index.php?content=imprensa_noticias2&id=435


Manequinha ganha a Medalha Cruz e Souza 19 de maio de 2005


Manoel Rosa, o Manequinha, o ícone da cultura afro na região, recebeu no dia 16 de maio, segunda-feira, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a Medalha do Mérito Cruz e Souza, por indicação do deputado Dionei Walter da Silva, em comemoração à data de 13 de maio, abolição da escravatura.
A medalha é um reconhecimento a pessoas físicas e jurídicas que no campo de suas atividades realizaram relevantes trabalhos ou se destacaram na defesa da raça negra.
Manequinha foi escolhido pelos relevantes serviços prestados no folclore, por meio do boi de mamão e do carnaval jaraguaense. Foi o criador do Grupo Boi-de-Mamão e da Escola de Samba Estrela D'Alva. Ele nasceu no dia 14 de julho de 1920. Seu pai, Domingos Rosa, foi um dos balseiros da expedição do Coronel Emílio Carlos Jourdan, fundador de Jaraguá do Sul. Como a maioria dos negros, instalou-se no Morro da Boa Vista, que para muitos ainda é conhecido como Morro da África.
O parlamentar do PT justificou a indicação de Manoel Rosa. "Os negros estão presentes na região desde a fundação da cidade e jamais foram reconhecidos pelo papel histórico que desempenharam. Ao contrário, foram confinados para os morros e ainda hoje são vítimas de discriminação e exclusão social. É uma grande honra homenagear personalidades tão importantes como é o Manequinha", comentou.

Nenhum comentário: