Postagens populares

sábado, 8 de dezembro de 2007

Arlete Schwedler, pintora das cores e dos costumes afros brasileiros

Em dezembro encontrei a pintora Arlete Schwedler pelos corredores do Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva". Na oportunidade conversamos sobre seu trabalho em prol da difusão das artes visuais, que tem revalado nas cores, a história de ricos personagens do cotidiano da cidade.
Arlete já pintou auto-retratos com grande propriedade de mestre. Um dos personagens intelectuais de Jaraguá do Sul, o Sr Eugênio Victor Schmöckel (in memorian) , o qual foi concebido artisticamente, de significados, ao retratá-lo, como um cidadão do jornalismo e da pesquisa.
Outro personagem que ganhou notabilidade pela riqueza dos recursos estéticado aplicados, foi o auto-retrato do Sr Manequinha (in memorian), grandioso folclorista e incentivador das artes carnavalescas e popular de nossa cidade, cujo morte em 13 de julho surpreendeu a sociedade jaraguaense.
A foto abaixo, do acervo do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel" possibilitou a artista recriar o rosto de um homem vencido pelo tempo, mas de valor cultural, o qual sempre será recordado pelo patrimônio imaterial, que construiu coletivamente, atravessando os limites geográficos de Jaraguá do Sul. Auto-retrato, uma biografia artística com o rosto e as cores da cultura popular e afro brasileira.


O vídeo abaixo revela, o olhar de Arlete pela cultura afro brasileiro, no auto-retrato do Sr Manequinha, um persongem popular e folclórico. O Sr Manequinha ganhou representação na linguagem das cores, segundo a visão de Arlete.
http://br.youtube.com/watch?v=DYWzTc6BWOQ


Arlete Schwedler, capta em conversas informais, os elementos da história da cultura afro. Na foto, o Sr Álido Schiochet, com mais de 80 anos narrou a vida dos afros brasileiros, no antigo Morro da Boa Vista. Ele foi testemunha ocular de parte da vida de Manequinha, pois ambos nasceram na mesma época e cruzaram-se na vida pelas estradas e ruas de Jaraguá a Jaraguá do Sul.

Nenhum comentário: