Postagens populares

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

2016 - Câmara Municipal de Jaraguá do Sul: africanidade



Publicado em 24 de nov de 2016
Câmara homenageia entidades e personalidades no Dia da Consciência Negra -GERAL 18 DE NOVEMBRO DE 2016
A homenagem ao Dia da Consciência Negra na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 17, lembrou a história brasileira e suas raízes africanas. O evento homenageou dez pessoas da comunidade pelo trabalho desenvolvido na preservação da cultura negra através de seus cultos religiosos. O grupo Afoxé Omilodê e o coral do MOCONEVI trouxeram manifestações culturais que ressaltaram a história negra no Brasil e em nossa região.
Luís Fernando Olegar, presidente do MOCONEVI – Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu e Presidente do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, lembrou do avanço nas políticas públicas de preservação e estímulo aos cultos afrodescendentes. Exaltou também o trabalho realizado pelo poder público nos últimos anos.

“Há alguns anos, a invisibilidade desses cultos de matriz africana era muito grande. As pessoas não se declaravam como dessas religiões nas pesquisas que fazíamos. Trabalhamos neste sentido, para que essas pessoas fossem vistas e respeitadas. Depois de tanto tempo, muita coisa mudou e esse já é o segundo evento da Umbanda nesta Casa de Leis”, recordou.

Fonte: Câmara Municipal de Jaraguá do Sul - SC

Nenhum comentário: