Postagens populares

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

João Chiodini - Fundo de Cultura - Cruz e Sousa



Escritor João Chiodini  lança obra literária belingue (português e espanhol) pelo edital do Fundo de Cultura de Jaraguá do Sul do prestigiado autor catarinense, afro-brasileiro, Cruz e Sousa e representante do simbolismo. 
O evento foi no Museu Histórico "Emílio da Silva, 16/12/15.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 25 de março de 2015

MHES - Andreia Silveira Camilo, movimento interdisciplinar





Jaraguá do Sul [SC]: Museu Histórico "Emílio da Silva" [MHES] - Andreia Silveira Camilo, avaliando a parceira entre o MOCONEVI, Secretaria Municipal de Educação e o MHES, para o evento Consciência Negra [Dia 19/11]. 
O trabalho pedagógico envolveu esta professora de História [Secretaria Municipal de Educação] e Eliza Diefenthaler, da Ação Educativa, desta unidade museológica.
Veja a importância de um trabalho interdisciplinar sobre o legado cultural dos afros brasileiros no Brasil, Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador e Chefe dos Museus Municipais

MHES - Movimento Consciência Negra - 04





Jaraguá do Sul [SC], Museu Histórico "Emílio da Silva" [MHES].  Final do cerimonial do evento da Semana da Consciência Negra, parceria Secretaria da Educação [Andreia Silveira Camilo], Moconevi [Luiz Fernando Olegário] e MHES [ Eliza Difenthaler - Ação Educativa e Ademir Pfiffer-Chefe do Museu].
Ademir Pfiffer - Historiador

MHES - Movimento Consciência Negra - 03





Jaraguá do Sul [SC], Museu Histórico "Emílio da Silva" [MHES]. Apresentações culturais do canto coral do MOCONEVI. Senhora Lima de Corupá [SC] declamou uma poesia e o Coral Afro-descendente composto por Julia Mariane Américo, Ana Adélia Américo, Beatriz Lima, outros e outras, que realizaram uma apresentação de canto, um tributo a memória e a história afro-descendente ao grupo do Vale Itapocu.
Com este evento, esta entidade museólogica revela o compromisso com a diversidade étnica
Ademir Pfiffer - Historiador

MHES - Movimento Consciência Negra - 02





Jaraguá do Sul [SC], Museu Histórico "Emílio da Silva" [MHES]. Pronunciamento de Elson Quil Cardoso, Secretário Municipal de Educação, discorrei sobre a função social da Secretaria Municipal de Educação e o compromisso étnico, com os diversos povos, entre os quais os afros brasileiros. 
Em seguida discorreu o prefeito Dieter Janssen, o qual revelou a missão do poder público frente a integração de todos grupos étncios,  de modo particular os afros, que celebram de 18 a 30 de novembro as comemorações sobre a Consciência Negra, no espaço nobre e luz, o módulo II, [piso superior], do MHES.
Vídeo institucional por Adriane Kassner, monitora do MHES.
Ademir Pfiffer - Historiador

MHES - Movimento Consciência Negra - 01







Jaraguá do Sul [SC]: Museu Histórico "Emílio da Silva" [MHES], retornou a ser espaço de difusão da cultura afro brasileira, na semana da Consciência Negra.
Coube a professor de História e articuladora do componente curricular da Secretaria Municipal de Educação, articular a exposição junto às unidade escolares, com chancela do Museu Histórico Emílio da Silva, através da direção da unidade museológica e de Eliza Diefenthaler, responsável pela Ação Educativa. Aliás, sua missão de colaboradora do com o evento foi significativa, pois facilitou a organização do evento.
Na data da abertura, o prefeito Dieter Janssen; Elson Quil Cardozo, Secretário Municipal de Educação e Sidnei Marcelo Lopes, presidente da Fundação Cultural participaram da abertura do evento.
No final a professora Andreia Silveira Camilo concedeu uma entrevista social e cultural do evento a Ademir Pfiffer, historiador e Chefes dos Museus Municipais, focando a mostra dos trabalhos, que tratam do patrimônio cultural dos afro brasileiros, no Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador