Postagens populares

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pássaro Imaginário do "Morro Boa Vista"


A imagem do radialista Rogério Talini [Rádio Jaraguá], que foi ao Parque de Evento, na Barra do Ribeirão Molha, para realizar a cobertura, em 18/02, desta festa de carnaval, edição 2012.
Esta festa é ligada ao movimento da etnia afrodescendente. Embora, a tradição do carnaval  remonta o Império Romano, portanto, uma festa de origem européia, sendo a etnia afrodescendete, que acolheu e todos os anos vai à rua para revelar o movimento cultural por eles difundidos, que chegou nos limiar dos anos 30, a Jaraguá do Sul [SC].
Foi o baiano e médico, Dr Álvaro Batalha [Casado com Fraulin Dornbusch] que implantou a cultura carnavalesca, a qual foi herdada pelo grande mestre "Manequinha" e hoje faz parte do Patrimônio Imaterial de Jaraguá do Sul, no Vale Itapocu.
A ilustração da imagem revela a força do imaginário coletivo e bruxólico do Morro do Boa Vista, cuja população remascente de afros revelam ricas histórias, como a Senhora Basílicia [in memorian], que narrou ao Museu Histórico "Emílio da Silva" , 2004, através do Projeto de História Oral, difundido na gestão do Prefeito Irineu Pasold e Moacir Bertoldi.

Nenhum comentário: