Postagens populares

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Museu Histórico "Emílio da Silva" - acender das luzes - 06


Jaraguá do Sul [SC]: Museu Histórico "Emílio da Silva" - acender das luzes - 06. Cantora afrodescendente que cursou o ensino fundamental, na Escola Municipal "Waldemar Schmitz", no Bairro da Ilha da Figueira.
Ademir Pfiffer - Historiador

Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 01


Jaraguá do Sul [SC] - Morro do Boa Vista: Chiesetta, missa inaugural - 01. Momentos de reflexão histórica sobre o imigrante e o colonizador italiano pelo Padre Tito, do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, Barra do Rio Cerro.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 06


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 06. Chegada ao local da paisagem rural, que tem na Capela Alpina [Chiesetta] um novo marco cultural e turístico, nesta cidade de origem étnica europeia,
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 05


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro da Boa Vista - 05. A estrada alpina construida a partir dos anos 60, para instalações das antenas repetidoras de emissoras de televisão ganha nova versão, o turismo religioso, motivado pelo empreendedorismo. Todavia, a colonização italiana tem efetiva participação no progresso da cidade, nos vales Itapocu, Itajaí e Itajaí-Mirim, formando um conjunto de território onde se assentou a imigração italiana, no transcorrer do século XIX. O Vale Itapocu foi berço da colonização da etnia italiana, na sua mais variada expresão línguistica. Porém, foi nesta região [Morro da Boa Vista], que se instalou a Capela Alpina, símbolo da identidade italiana e da Igreja Católica, numa cidade molda pela cultura religiosa do Cristianimo.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 04


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesetta - Morro da Boa Vista - 04. Há uma nova história que começa a ganhar visibilidade, na propriedade da família Spézia. Assim nasce a versão turistica e religiosa do local, pois o caminho rural conduz o visitante à Capela Alpina, conhecida por Chiesseta.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 03


Jaraguá do Sul [SC]: Caminho à Capela Chiesseta - Morro Boa Vista - 03. O local é cercado pela mata e filetes de Floresta Atlântica.Neste caminho [picada indigena] desde a era Emílio Carlos Jourdan faz parte da história da região de colonização europeia e afrodescendentes.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 02


Jaraguá do Sul [SC] Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 02. Sendo que o caminho daqui em diante, a paisagem tem ares rurais, pois ainda há familias remanescentes da colonização, como a de origem polonesa Klinkoski [y].
Mas o Morro do Boa Vista é o cartão de visita da cidade desde a Era Emílio Carlos Jourdan e da comunidade afrodescendente, ali aportou para sobreviver as adversidades e os desafios da vida.
Hoje, chega o movimenta do turismo com novas perspectivas para da ao local, possibilidades de renda, através da nova indústria do fomento do turisno cultural e religioso, na visão de importantes empreendedores, que trouxeram uma nova concepção de ocupação nesse ponto alto desta cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador

Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 01


Jaraguá do Sul [SC] Caminho à Capela Chiesetta - Morro Boa Vista - 01, via Rua Domingos Rosa - cidadão pioneiro da colonização afro. O local desde a fase da presença do Coronel Emílio Carlos Jourdan foi explorado para caça, habitação, exploração da madeira, extrativisno vegetal, visitações, ponto de antenas para rádio e televisão, piqueniques e outra atividades há 136 anos. Neste primeiro trajeto temos a presença da urbanização vias calçadas com lajotas e concretagem.
Ademir Pfiffer - Historiador