Postagens populares

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Afrodescendente no olho da Vêmais

Circulando pela Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, em 25/09 encontrei um luminoso que evidenciava a figura carismática de um cidadão afrodescendente [banto], conhecido pelo apelido popular de Gariba, que ganhou destaque pelo marketing.
É importante sinalizar este momento na paisagem da urbe de Jaraguá do Sul [SC], que através de uma empresa de publicidade tratou de registrar em imagem, as pessoas agregadoras, como é o caso do Senhor Gariba.

Morro do Boa Vista desde a Era Emílio Carlos Jourdan

Desde a chegada do Coronel Emílio Carlos Jourdan, nos idos dos anos 70, do século XIX, que o Morro do Boa Vista recebeu esta designação, em virtude de ser vísivel o local, para quem olhar de lá,  do litoral de São Francisco do Sul [SC], em direção ao acidente geográfico, permeado da Mata Atlântica.
Atualmente, o visitante poderá contemplar do morro, a paisagem da urbe que, ao logo de mais de um século sofreu mudanças, as quais são frutos do desenvolvimento e crescimento de Jaraguá do Sul [SC].
As imagens são de 25/09, um dia que revela muita chuva e frio, em plena Estação da Primavera, no Hemisfério Sul.

Noberto Rosa, o goleiro de muitos clubes de Jaraguá

Rosane Neitzel Gonçalves [Monitora, Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva"], Ademir Pfiffer [Historiador  do Museu Histórico "Emílio da Silva"] e Norberto Rosa.

Quem diria que, no Morro do Bao Vista, ainda reside um dos mais antigos goleiros de Jaraguá do Sul [SC]? 
O Seu Norberto Rosa, de origem banto foi um jogador de futebol das equipes do Água Verde, Cruzeiro [Campo Curtume Schmitt], Acarai, e Tupi [Joinville/SC] .
Nascido em 5  de maio de 1.936, em Jaraguá [SC], parto realizado pela própria irmã de nome Inocência Rosa.
Apesar, do Morro Boa Vista, não ser local para pratica de futebol, mesmo assim aprendeu a gostar desse lazer social, cujo esporte o integrou à sociedade jaraguasulense, nas década de 50 e 60.
Hoje, recorda dessa fase da vida, quando circulou no meio esportivo, com desenvoltura e boas amizades, tudo pelo futebol amador.
E foi numa entrevista de História Oral, em 25/09, que, como testemunha ocular, registrou a trajetória de sua vida e de sua esposa. Assim, as narrativas do casal, servirão para ilustrar as páginas da história da comunidade afrodescendente [bantos] do Vale Itapocu e Jaraguá do Sul, em 136 anos de fundação.
 

Comunidade Católica Afro do Morro do Boa Vista

O atual Bairro Morro do Boa Vista conta com os serviços da comunidade Católica, que tem nesta instituição um indicador social e agregador das familias, que residem no entorno da instituição.
A primeira Capela Católica do Morro Boa Vista [antigo Morro dos Negros], as instalações rústicas estavam próximas à residência do Senhor Antonio Klinkoski, morador de muito anos, no local cercado da Mata Atlântica.
Posteriormente, nos idos dos anos 50, uma nova capela foi edificada em local mais mais próximo à vila,em via de urbanização. 
Nessa fase foi abolido a unidade dos cultos ou missas de origem e com elementos de africanidades, mesclados com a tradição da Igreja Católica, na Era do Padre Elemar Scheid.
No terceiro milênio o local de concentração da população remanescente de afrosdescendentes recebeu a classificação de bairro, na gestão do Prefeito Moacir Antonio Bertoldi [2005 - 2008].
Atualmente, o bairro é espaço de difusão dos costumes afros, embora, a modernidade esteja suplantando os valores tradicionais desta comunidade, que, também aderiu à sociedade de consumo.
Frente aos desafios dos novos tempos, a perda da identidade do povo afrodescendente é inevitável.
Porém, ainda existe, no local cidadãos, como o Senhor Norberto Rosa [Banto], um voluntário social da comunidade, que motiva a juventude a aderir à prática esportiva, na quadra da Unidade Escolar  Municipal - "Adelino Francner", nos domingos.



Norberto Rosa, crescendo com a história de Jaraguá do Sul


Norberto Rosa, o afrodescendente que cresceu com a história de Jaraguá do Sul [SC]. Atualmente mora no Morro do Boa Vista, na comunidade afro remanescente.
Após entrevista de memoria oral, para o Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva" deixou sua mensgem para o Blog Afrodescendentes do Vale Itapocu, pois sua família faz parte do pioneirisno da história deste Município, no Nordeste catarinense.
Ademir Pfiffer - Historiador

18º Jaraguá em Dança - africanidade jaraguasulense


18º Jaraguá em Dança - africanidade jaraguasulense pelo Grupo de Dança Mandala. Trata-se de mostra cultural, que retrata a cultura dos afrodescendentes, nesta cidade, desde o século XIX.
Ademir Pfiffer - Historiador