Postagens populares

domingo, 26 de julho de 2009

Em 133 anos de história de Jaraguá do Sul, os afros também construíram a história da cidade



Os afrosdescendentes de Jaraguá do Sul, também participaram da grande festa do aniversário de fundação do Município.
Na Rua Pastor Ferdinand Schlünzen, na manhã de 25 de julho, diversos representantes da cultura afro juntaram-se para mostrar na Avenida Getúlio Vargas, a nacionalidade das nações africanas, que estão distribuídas nos bairros e nas localidades rurais de Jaraguá do Sul (SC), há 13 décadas.
Portanto, a homenagem dos afros fez-se por meio desta participação coletiva, por meio da difusão étnica cultural, embora simples, mas significativa pelo caráter da espontaniedade, deste povo, que também tem sua história escrita com muito trabalho.

Afros prestigiam a cultura germânica em Jaraguá do Sul


A Stammtich, embora tão disvirtuada do conceito e finalidade, tem indicadores positivos quando o assunto é o multiculturalismo.
Nesta última edição da Stammtich, os afros revelaram-se afeiçoados à tradição de reunir-se em rua e avenida, para beber e conversar, visando estreitar os laços da boa amizade e fraterno respeito à gastronomia.Oxalá pelo menos isto valeu a pena.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Professora Rosa Nilva Soares de Mello


A educadora Rosa, por meio do seu Projeto Étnico Cultural - Afro e Indigena, tem por objetivo difundir estas questões de ordem temáticas, por meio da sensibilização e do conhecimento. Outro fator a destacar é ampliar a visão de historicidade, agregada aos valores culturais, visando super preconceitos e barreias enraizados na sociedade, a qual clama pelo direito à igualdade, segundo os preceitos constituicionais e democráticos, sem dor e lamentações históricas.