Postagens populares

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Africanidade catarinense, no Brasil não existe preconceito...





A imagem e o vídeo revelam o trabalho louvável do Dr Marcelo Henrique Romano Tratenberg, da UFSC, que veio à convite pela Senhora Maria Lucia da Silva Richard, da 24ª Secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) e Gerência Regional de Educação.
Havia uma lacuna até 17 de novembro quando o assunto  africanidade ligado ao Campus da UFSC. O jovem professor Dr Marcelo, mostrou pesquisas tabuladas sobre as políticas de ações afirmativas para estudantes, visando a promoção da igualdade.
A exposição dialogal do educador Dr Marcelo baseou-se em importantes pesquisas, que no Brasil estão se desenvolvendo e multiplicando na Universidade Pública. Essa ação mostra a democratização e ocupação dos espaços acadêmicos, por meio da participação de diversos segmentos étnicos. Isto torna a função social da Universidade, mais significativa e inclusiva, direcionada aos  cidadãos, principalmente, àqueles provindos de ambientes de risco social crítico.
Com este tema acima narrado, as comemorações da Consciência Negra, em novembro de 2009 foi refletido pela voz de importantes intelectuais, como Dr Marcelo, que conhece a evolução  das discriminações, historicamente, presentes entre os povos indigenas e afros, no território catarinense.
Oxalá, que Zumbi dos Palmares seja inspiração para o povo afrocatarinense, em tempos modernos. A luta continua!