Postagens populares

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alvaril Gomes, reflexões sobre a consciência negra


O Senhor Alvaril Gomes relata nesta micro-entrevista a trajetória do empreendedorismo que desenvolveu em Jaraguá do Sul. Outro ponto da entrevista é o Dia da Consciência Negra a se comemorado no mês de novembro de 2009, cuja data é um marco na história do movimento negro, o CONEJAS, entidade a qual é associada.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Everaldo Correa, a trajetória de um sucedido afro em solo jaraguaense




Everaldo Correa, o advogado atuante na sociedade jaraguaense


Everaldo Correa, afrodescendente da cidade de Araponga (PR), radicado em Jaraguá do Sul (SC), narra a sua trajetória de vida bem sucedida, marcada pela cultura do trabalho no campo jurídico e serviço público comissionado, na administração de Cecília Konell.
O vídeo marca as comemorações do Dia da Consciência Negra, 19 de novembro.
Ademir Pfiffer - Historiador

Cesar Quirino da Cruz -" filho de peixe, peixinho é"


César Quirino da Cruz já foi atleta dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), no ano de 1980, na qualidade de corredor 100 metros raços, revesssamento 4 por 6 e era integrado ao Departamento de Esporte da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Filho de Tupy e Vitalina da Cruz. O pai um jogador do futebol amador de renome e prestígio regional, por sua importante atuação em campo, no Clube "Azurra", o atual Baependi.
Atualmente reside no Bairro Nova Brasília, e é funcionário público, integrado à Secretária de Obras do Governo de Jaraguá do Sul.
A entrevista foi realizada em 29 de outubro, na sede do Parque de Eventos, tem a finalidade de retratar a trajetória de vida deste afro em nossa cidade.
Ademir Pfffer - Historiador

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Professora Angelita Wanderwegen, avaliação sobre capacitação sobre a Lei 10.639

A Escola de Ensino Fundamental "Professora Maria Nilda Stelen Salai", localizada no Bairro Tifa Martins, através da Senhorita Angelita Wanderwegen, Professora de História, em vista ao Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel" avaliou como foi recentemente, as etapas do curso que tratou das políticas públicas de sensibilização para aplicação da Lei 10.639.
As etapas do curso aconteceram em agosto, no antigo Município de Paraty, atual Município de Araquari (SC), num Centro de Candomblé, para aproximar e integrar o professor à contextos históricos e multiculturais.
A Lei Federal 10.639 preconiza a introdução no Curriculo Oficial do Sistema de Ensino Brasileiro (escolas privada e pública) conteúdos da História e Cultura da África.
Nesta perspectiva, a dimensão curricular e etnica fortalece a visão sobre o Continente africano e seus múltiplos povos.
Veja no linguajar objetivo de Angelita, um resumo sobre o que está sendo desenvolvido em âmbito das nossas unidades escolares. A capacitação, na sintese da professora motiva e amplia a visão sobre a questão estabelecida em lei, que perpassa por um momento de reflexão e diagnóstico, para sua aplicação e legitimidade.