Postagens populares

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Machado de Assis é um dos escritores brasileiros homenageados em Jaraguá do Sul

No ano que celebramos os 100 anos da morte de Machodo de Assis, a cidade de Jaraguá doSul por inicitiva de empresários da construção civil determinaram homemagear o escritor de renome na literatura brasileira. Um reconhecimento pela contribuição deste escritor à literatura brasileira, ao difundí-la com originalidade e criatividade.
Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, apesar de ter sido destaque, o processo colonizatório pela presença dos italianos, alemães, italianos e poloneses, os afros também destacaram-se como um grupo étnico significativo, no plano de desenvolvimento do Engenho Jaraguá, no século XIX, do Cel Emílio Carlos Jourdan.
Por ter sido significativos, os afros desde os primórdios da história da Colônia Jaraguá, Distrito Jaraguá e Município de Jaraguá do Sul, são evidenciados e lembrados como personagens construtores de parte da riqueza desta cidade. Vale lembrar o nome do Francisco de Paulo e e Machado de Assis são afros brasileiros, cujo nome de ambos ~estão estampados na faixa de prédios da unidades escolares da Rede Municipal, nos Bairro Chico de Paulo e João Pessoa.
Em nome de logradouros públicos, os afros também são destaques, sendo várias ruas, foram designadas o nome dos ilustres pioneiros: Domingos Rosa (Ilha da Figueira), Urbano Rosa (Vila Lenzi) e outras.
Recentemente, a Futura Empreedimento, uma empresa da consturção cívil homenageou o escritor Machado de Assis: Eis a explanação do Sr Edilsom Carlos Döring, Diretor de Marketing:


"Com relação ao nome, definimos que iríamos usar duas linhas de nomenclaturas, sendo uma Coleção Grandes Escritores, onde entregamos o Edifício Monteiro Lobato (foto anexa) e o Edifício Machado de Assis (foto anexa), por acharmos que são dois influentes escritores de nosso país; e outra chamada Coleção Grandes Músicos, onde lançamos o Residencial Richard Strauss, e na seqüência queremos usar outros nomes famosos, tais como Amadeus Mozart, Tom Jobim, etc."



quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Escola Estadual de Cocal do Sul dá visibilidade para a história e cultura da África

A estudante do Curso de História (a distância) da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), Shirley Teles, em 02 de julho estve no Muncípio de Cocal do Sul (SC), região Sul do Estado Barriga Verde, onde flagrou no mural, da Escola de Educação Básica "Professor Padre Shüler", a história e a cultura da África, explorada de modo contextualizado.
É interessante e significativo registrar este fato, visto que a Escola Pública continua sendo palco de profundas transformações, que ocorrem na sociedade. A Lei nº 10.639 é levada a efeito, na Escola Catarinense,porém no ano eleitoral, onde desapareceram "os cães de guarda do regime da força da lei".
A iniciativa da Escola Padre Schüler, mostra quanto é importante um Plano Político Pedagógico (PPP), ser implementado em pilares concretos e sustentados pelos elementos do multiculturalismo. Esta é a melhor resposta, para sociedade eletizada, que pouco discute os problemas crônicos da sociedade brasielira, que perduram há mais de 5 séculos.