Postagens populares

terça-feira, 18 de março de 2008

Ferrovia, Estação Jaraguá e o Centro Histórico de Jaraguá do Sul, também é espaço da presença afro

No dia 03 de abril de 2008, às19 horas e 30 minutos será entregue oficialmente, o espaço público da antiga Estação de Jaraguá, que ficou conhecida também, como local de armazém de despacho de cargas e mercadorias.
Para a cidade de Jaraguá do Sul esse momento representa um novo tempo, pois a presença da ferrovia em território jaraguaense propiciou o crescimento fértil e continuo da mesma.
Para contar a trajetória da ferrovia, da antiga Estação Ferroviária e do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, inúmeros atores sociais e braçais construíram as páginas do enredo, desta história.
Entre os diversos atores sociais, os afros brasileiros protagonizaram diversas funções e atribuições por conta do cargo público que exerceram, ao longo trecho da ferrovia - ramal ferroviário Porto União a São Francisco do Sul - e na sede da Estação de Jaraguá.
A contribuição desses cidadãos afro brasileiros foi significativa, que muito contribuiu para o crescimento social, cultural e econômico, tanto para Jaraguá do Sul e região do Vale do Itapocu.
Portanto, o Centro Histórico de Jaraguá do Sul, a partir de sua apresentação a sociedade jaraguaense, passa a contar com um novo espaço luz, para difusão da cultura regional, centro de memória permanente e centro de lazer social. Com esta nova perspectiva cultural, os movimentos socais organizados, em prol da difusão da histórica da memória da ferrovia, irão lutar permanentemente, para garantir a visibilidade de todos os atores sociais, que construíram em quase um século de existência desta ferrovia, o desenvolvimento e a expansão econômica desta cidade, considerada a "Pérola do Itapocu".

Ademir Pfiffer